Lesson 1: Introduction to Research
1. O que é a investigação?
O que é a investigação?
No nosso dia a dia estamos constantemente a fazer e a ser confrontados com investigação! Quando navegamos nas nossas redes sociais, estamos a investigar; quando ouvimos rádio somos informados sobre todo o tipo de investigações e estudos; quando pesquisamos informação, estamos a investigar; quando lemos um jornal ou vemos as notícias na televisão, estamos a absorver resultados de uma investigação; quando vemos um vídeo no Youtube, as "sondagens do Youtube" traçam o nosso perfil. Assim, a "investigação" é inevitável e está em todo o lado. Saunders et al (2009) relembram-nos da grande variedade de significados atribuídos ao termo "investigação" na linguagem quotidiana:- Os debates sobre as conclusões de uma sondagem de opinião incluem inevitavelmente a discussão de "investigação". Normalmente, sobre a forma como foi efetuada a recolha dos dados.
- Os jornais reportam os resultados das sondangens das empresas de investigação.
- Os políticos justificam as suas decisões de políticas com base na "investigação".
- Os documentários apresentam os seus "resultados de investigação" sobre um determinado tema.
- Os anunciantes destacam os "resultados da investigação" para nos incentivar a comprar certos produtos ou marcas.
Isto significa que, quase diariamente, confiamos no trabalho de terceiros e tomamos as nossas decisões com base nas suas conclusões! Damos literalmente aos peritos / consultores / investigadores a responsabilidade de encontrar soluções para os nossos problemas e, sem sequer questionar, aceitámos, seguimos e pomos em prática os seus conselhos e opiniões. Muitos destes usos quotidianos do termo "investigação" não são realmente investigação, não no verdadeiro sentido da palavra. Como foi claramente elucidado por Saunders et al (2009) INVESTIGAÇÃO NÃO É:
Apenas a recolha de factos ou informação sem um objetivo específico
Apesar de, frequentemente, a investigação implicar a recolha de informação, é algo mais do que ler alguns livros ou artigos, falar com algumas pessoas ou fazer perguntas às pessoas. Ainda que a recolha de dados possa fazer parte do processo de investigação, se não for feita de uma maneira sistemática, por si mesma e, em especial, com um objetivo específico, não será considerada investigação.
Remontar e reordenar factos ou informação sem interpretação
É comum ver em muitos relatórios que os dados são recolhidos, talvez de várias fontes diferentes, e depois são reunidos num único documento com as fontes destes dados enumeradas. No entanto, não há interpretação dos dados recolhidos. Mais uma vez, apesar de a recolha de dados de diversas fontes poder fazer parte do processo de investigação, sem interpretação não é investigação.
Um termo para que o seu produto ou ideia seja conhecido e respeitado
Pode ser utilizada para destacar uma ideia ou um produto e fazer com que as pessoas tenham confiança nele. Nestes casos, quando se solicita detalhes do processo de investigação, estes não são claros ou não estão disponíveis.
A investigação é uma pesquisa diligente, um inquérito, uma investigação ou uma experimentação com vista à descoberta de novos factos e conclusões; ou, de modo geral, pode referir-se a qualquer tema de investigação relativo à recolha de informação, interpretação de factos e revisão de teorias ou leis existentes, à luz de novos factos ou provas.Simplificando:
Nesta definição há duas expressões importantes: "maneira sistemática" e "descobrir coisas":
'Maneira sistemática'
sugere que a investigação se baseia em relações lógicas e não apenas em convicções. Isto significa que os projetos de investigação implicam um esclarecimento dos métodos e técnicas utilizados para recolher os dados, uma argumentação clara sobre a importância dos resultados obtidos e uma explicação clara das limitações do projeto.
‘Descobrir coisas’
sugere que há uma multiplicidade de objetivos possíveis para a sua investigação. Isto pode incluir descrever, explicar, entender, criticar e analisar. Porém, também sugere que se tem um propósito específico ou um conjunto de "coisas" que se deseja averiguar, como a resposta a uma pergunta ou um conjunto de perguntas.